Valor de face

Valor de um título como expresso no papel. O preço do título oscila de acordo com as negociações no mercado, mas o valor de face não muda e o resgate no vencimento é feito com base nesse valor, acrescido dos juros.

·                                 Valor de Mercado da Ação

É o valor da ação de uma empresa negociada no mercado financeiro. Dependendo da quantidade de negócios nas bolsas, pode variar em poucos segundos.

 Valor de Mercado da Companhia

Valor de uma empresa com base nos preços das ações negociadas no mercado e a quantidade de ações em mercado. O cálculo do valor de mercado é preço da ação ordinária multiplicado pela quantidade de ações ON + o preço da ação preferencial multiplicado pela quantidade de ações PN.

·                                 Valor futuro

É o valor do caixa da empresa em determinada data futura. Pode ser calculado aplicando-se ao valor do caixa uma taxa de juro estipulada, que deve ser compatível com o risco do investimento.

·                                 Valor nocional

Valor de um derivado, calculado a partir do preço à vista dos ativos relacionados a ele. Por exemplo, se um investidor possui uma opção de compra que lhe dá direto a adquirir 100 ações negociadas a R$ 20 cada no mercado à vista, o valor nocional dessa carteira é de R$ 200.

·                                 Valor Patrimonial da Ação

Valor obtido a partir da divisão do patrimônio líquido — que é a soma dos bens menos as dívidas e obrigações de uma empresa — pelo número de ações. Esse conceito é utilizado no cálculo de indicadores que avaliam a rentabilidade de uma ação.

·                                 Valor presente

É o valor da movimentação de fluxo de caixa futuro de uma empresa trazido para o momento atual, tomando como base de desconto uma taxa de juro estipulada pelo analista. É o processo inverso do valor futuro.

·                                 Valores Mobiliários

São títulos, ou documentos, lançados no mercado financeiro por companhias de capital aberto para que os investidores possam aplicar recursos na empresa. Os principais valores mobiliários são ações, debêntures ou certificados, mas existem outras modalidades como notas comerciais, contratos futuros, títulos de dívida pública, etc..

·                                 Valorização

Quando o preço de uma ação ou moeda sobe, significa que sofreu valorização.

·                                 VAR (Value at Risk)

O Value at risk (VAR) é uma medida estatística usada para medir a maior perda possível de um investimento diante das oscilações das taxas de juros, do dólar e do preço das ações, entre outros

 

 

Make a Free Website with Yola.